Destino de Palmeira: Santuário do Senhor Bom Jesus do Monte
Considerada um dos mais representativos e visitados pontos turísticos de nosso município o Santuário do Senhor Bom Jesus do Monte ou “as Capelinhas de Vieras”, situado a 36,4 km do centro do município de Palmeira o acesso ao atrativo é feito através da BR 277 (sentido Palmeira Irati), sendo 30 km percorridos pela BR 277 e mais 6,4 km por estrada asfaltada até o atrativo. Durante o trajeto o visitante poderá desfrutar da típica paisagem campesina onde cavalos e carneiros pastam calmamente. Outro aspecto que chama a atenção são algumas edificações em madeira que ladeiam a estrada em estilo polonês e português.
O atrativo é composto por 14 capelinhas feitas em pedra, formando um cruzeiro, com motivos portugueses, construídas pelo imigrante português Bento Luís da Costa, sendo a primeira construída em 1935 e a última de 1962. Cada capela marca momentos bíblicos e homenagens a santos e em muitos momentos a própria história das capelinhas se misturam com a história de vida de seu fundador Bento Luiz da Costa. A capela de Nossa Senhora de Santana, por exemplo foi construída em homenagem a sua mãe que se chamava Ana e foi inaugurada em 1952. Já a capela de São Pedro e São Paulo, inaugurada em 1955 foi construída em agradecimento à Deus pela oportunidade que teve em comemorar o cinqüentenário de sua chegada à Vieiras e em homenagem aos “homens sérios”. Bento Luís da Costa colocou no interior da capela, fotografias de seus amigos e a justificativa por escrito, dos motivos de ali estarem. A capela de São Benedito por sua vez, construída em 1962 foi construída em homenagem aos escravos, pois Bento Luís da Costa sempre foi um defensor dos direitos dos escravos, sendo que a imagem do Santo que lá se encontra teria sido doada por Benjamin Wood. Uma escultura de um anjo da guarda repousa no alto da capela de Senhor Bom Jesus do Iguape, de onde pode vigiar e proteger todas as capelinhas. Tanto as capelas quanto os oratórios trazem inúmeras louças portuguesas que trazem mensagens. Em uma das louças é possível ler a seguinte mensagem “São os filhos a nossa via, os netos nossa esperança. Com esta certeza querida a vida nunca nos cansa”.
Além das 14 capelas existe ainda no local um altar construído em pedra para realização de missas ao ar livre. No que se refere a infra-estrutura o santuário localiza-se em um terreno elevado, ladeado por ampla área verde e equipado com 3 churrasqueiras, 1 local coberto com mesas e bancos (com capacidade para aproximadamente 30 pessoas) e 2 banheiros. Tanto a infra-estrutura como as capelas encontram-se aberta a visitação durante todo o dia, não sendo necessário o agendamento ou pagamento de ingresso. O acesso tanto às capelas como para os equipamentos pode ser feito por uma estrada lateral cascalhada. Próximo do local existe ainda a Igreja Católica da localidade com seu respectivo salão de festa.
O local também é palco da festa em louvor ao Senhor Bom Jesus do Monte realizada no primeiro final de semana de abril, onde devotos vem pagar suas promessas no local onde estão construídas as 14 capelinhas. A festa tem início com a celebração de uma missa e após um almoço de confraternização. Também há comercialização de produtos típicos e artesanato, além da realização de bingos e apresentações de artistas locais.
Embora a atrativo não tenha tido a devida valorização dos palmeirenses o mesmo não pode se dizer da freqüente visitação de turistas de toda a região e do Estado. Segundo moradores locais em algumas ocasiões, em um só dia, o local chega receber cerca de 3 a 4 ônibus de turistas de operadoras de turismo e dezenas de visitantes que utilizam veículo próprio para visitar o santuário.
Luiz Fernando Roscoche
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário