terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

FAZENDA CONCEIÇÃO.

Segundo o dicionário histórico e geográfico dos Campos Gerais uma das paradas obrigatórias dos tropeiros que passavam por Palmeira no começo da colonização da região era a famosa Fazenda Conceição, que por sua vez fazia parte da grande Fazenda Palmeira, esta doada como sesmaria ao bisavô de D. Anna Maria Conceição de Sá, esposa do Tenente Manoel José de Araújo, doador do terreno para a construção da igreja para devoção da N. Sra. Imaculada Conceição, ato que deu origem ao surgimento da cidade de Palmeira.  Segundo Arthur Orlando Klass em 1816 com o falecimento de Anna Maria e posteriormente de Tenente Manoel de Araújo em 1825 a fazenda Palmeira teria sido desmembrada em virtude da partilha dos herdeiros. 
A Fazenda Conceição localiza-se a cerca de 9 km do centro do município, sendo que o acesso é feito pela BR 277 (sentido Palmeira – Irati). Do centro do município até a estrada que dá acesso a Fazenda são cerca de 4 km, depois disso o visitante deverá percorrer pouco mais de 5 km por uma estrada de terra, conhecida como “estrada velha”, que encontra-se em boas condições de tráfego. Logo na entrada da Fazenda o Visitante vai se deparar com um estrada inteiramente ladeada por araucárias. Próximo a sede da Fazenda é possível encontrar o estábulo onde é feita a ordenha do gado leiteiro, a principal atividade da Fazenda e ainda a antiga Casa Grande da Fazenda e o Senzala, onde permaneciam os escravos nos primórdios do local.
A antiga sede da fazenda preserva ainda hoje suas características originais, construída em estuque é um dos raros exemplares na região. Vários detalhes chamam a atenção na edificação como, por exemplo, a estrutura em madeira original sendo seu acabamento feito a machado, paredes grossa, janelas em madeira, cômodos amplos, etc.
Segundo o historiador Arthur Orlando Klass, a antiga sede da Fazenda deve ter mais de 200 anos e ter sido construída pelas mãos de escravos. O proprietário pretende reformar o local e fazer deste uma pousada. A edificação possui 5 quartos, sendo 3 de casal e 2 de solteiro e ainda mais duas salas, cozinha e banheiro. Na cozinha ainda preserva-se um antigo fogão a lenha que pode esquentar as noites frias de inverno da residência ou ainda preparar o típico pinhão na chapa ou ainda a polenta frita. Junto a casa encontra-se, ainda que desmontada, uma antiga tafona, destinada a moagem de farinha de mandioca, que no principio teria sido tracionada por escravos e ainda por bois e cavalos.
Ao lado da casa encontra-se o local onde seria a antiga senzala da fazenda e que também guarda grande parte de suas características originais.
Uma atração a parte do atrativo é a linda paisagem do local, pois do alto dos seus 884 metros acima do nível do mar é possível ter uma visão panorâmica dos morros, depressões  e da vegetação circundante.
Os interessados em visitar o atrativo devem contactar antecipadamente com o proprietário, Dario Dups Batista pelo fone (42)9981-2197.

Luiz Fernando Roscoche

Nenhum comentário:

Postar um comentário