terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SÍTIO TERRA VIVA

Berço da imigração italiana em nosso município a Colônia Santa Bárbara guarda até hoje os traços desta imigração, sendo que o sítio Terra Viva um dos lugares onde os traços italianos ainda estão impressos e vivos.
Situado na Colônia Santa Bárbara, a pouco mais de 19 km do centro do município, o sitío Terra Viva de propriedade de Ariginaldo Riffert é parada obrigatório para os apreciadores de um bom vinho ou de outros produtos derivados da uva.
O acesso a partir do centro do município pode ser feito pela PR 151, cerca de 8 km até uma das primeiras entradas de acesso, logo após o fim da serrinha. Da entrada de acesso a Colônia são mais 12 km até o atrativo por estrada de terra.  Durante o trajeto o visitante poderá visitar o Museu Sítio do Minguinho (2 km à partir da PR 151), ou ainda conhecer a Igreja de Santa Bárbara e o Memorial Polonês (ambos, situados a 5 km do Sítio do Minguinho). Esta última edificação abriga uma série de objetos históricos, que fizeram parte do cotidiano dos imigrantes.
Para aqueles que não dispuserem de veículo próprio para visitarem o Sítio Terra Viva, bem como outros atrativos da região, existe a possibilidade do transporte realizado por uma empresa de transporte e que ocorre semanalmente, nas terças-feiras. Outro transporte público que chega até o local é o transporte escolar que ocorre diariamente, de segunda à sexta.
O proprietário, Ariginaldo Riffert, prioriza os atendimentos aos visitantes nos finais de semana (no sábado e domingo) a partir das 9 horas da manhã. Para evitar maiores transtornos é preferível que os visitantes agendem sua visita por telefone (42-9966-1112), para saberem não só da disponibilidade do proprietário, mas também informações sobre as condições das estradas, da capacidade do empreendimento e outras.
Anexo a sua residência, o proprietário possui uma fábrica de produtos coloniais onde os turistas podem presenciar o processo de fabricação de vinhos, sucos, produtos coloniais como geléias, compotas, frutas cristalizadas, conservas, vinagres e outros. É feita ainda a venda de produtos agroecológicos e artesanais.
O local dispõe de uma cantina onde é feita e maturação do vinho e  conta com um tanque de pesca e uma cachoeira, onde os visitantes poderão desfrutar do prazer da pesca ou de um banho refrescante nas tardes quentes do verão.
Outra atração é acompanhar o processo de colheita e moagem das uvas, realizados nos meses de janeiro e fevereiro.
Um dos futuros serviços a serem oferecidos na propriedade, dentro em breve segundo as intenções do proprietário é o serviço de hospedagem, à ser realizado em uma belíssima casa em estilo polonês, construída em madeira, e que no momento encontra-se desocupada. A casa possui 6 quartos, sala, cozinha, banheiro. Desta forma, os turistas poderão permanecer mais tempo na região e assim vivenciar o cotidiano da vida do campo.


Luiz Fernando Roscoche

Nenhum comentário:

Postar um comentário