Antes de falar sobre a Colônia Quero torna-se necessário recorrer a história da migração dos russos alemães oriundos da região do Volga na Rússia, assunto este trabalhado com propriedade pelo escritor Arnoldo Monteiro Bach. Já segundo o historiador Astrogildo de Freitas esses alemães instalaram-se nas colônias de Pulgas, Alegrete, Lago, Papagaios Novos, Santa Quitéria e Quero-Quero.
Um dos primeiros pontos de interesse da colônia Quero-Quero localiza-se a cerca de 10 km a partir da sede do município, acesso sendo feito pela BR 277 por 5 quilômetros até a entrada que dá acesso a colônia e a partir daí mais 5 quilômetros até os nossos três primeiros atrativos.
O primeiro ponto é a Igreja Evangélica Luterana de Confissão que possui e que possui logo na frente desta os barracões de festa com capacidade para aproximadamente 300 pessoas e ainda cozinha, banheiros, 2 churrasqueiras, salão de festas e de reuniões e mais um antigo barrarão de festas.
Ao lado da igreja encontra-se o posto de saúde e a Escola Municipal Ida Albach e é ao lado da escola que encontra-se a estrada que dá acesso ao Rodeio Chapadão Bonito, cerca de 400 metros a partir do estrada asfaltada. O local como o próprio nome sugere situa-se em uma área de grande beleza cênica possuindo vários pinheiros centenários, uma casa típica com mais de 80 anos.
O proprietário abre ainda a possibilidade de aluguel das instalações para realização de eventos, como rodeios, provas de rédeas e outros. Entre os equipamentos e serviços disponíveis estão uma área coberta com bancos e mesas, churrasqueira, privadas, dois piquetes e uma arena de provas, estacionamento, um local para venda de bebidas. Os interessados em alugar ou conhecer o locar podem contactar com o proprietário pelo telefone (42)9962-1774.
Bem próximo da igreja encontra-se ainda o nosso novo ponto turístico a “Casa Hartmann” que foi construído no ano de 1923 pelo avó do senhor Valdomiro Jacó Hartmann. Até os dias atuais o senhor Valdomiro utiliza o local como armazém de venda de bebidas e outros produtos. Segundo ele o local é ponto de encontro de alguns jovens das tardes de domingo. Além da beleza histórica e arquitetônica do prédio, este último guarda peças históricas centenárias a começar pelos móveis do armazém como os balcões, prateleiras e até um antigo cofre de madeira. Além destes, os proprietários conservam uma cadeira de balanço que teria pertencido aos seus avós e ainda uma bíblia escrita em alemão. Outro ponto interessante de ser visitado para conseguir uma belíssima foto é a propriedade do senhor João Luiz Marcom que dentre suas atratividades possui uma vista panorâmica de um dos meandros do Rio Sobrado. Para visitar a propriedade é necessário pedir autorização do proprietário pelo fone (42)9106-0703.
Para os mais aventureiros um ponto interessante é a ponte de ferro, localizada na Colônia Primavera. Do Armazém do Hartmann são cerca de 4 km até a estrada de terra, desta última até o atrativo é necessário seguir por mais 8,6 quilômetros por estrada de terra até a ponte. O local é de difícil acesso mas a vista compensa o esforço.
Luiz Fernando Roscoche
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Minhas origens, não conheço o local pessoalmente, mas é incrivel reconhecer nas fotos atuais o local onde meu bisavô Jorge escreveu parte de sua historia neste País.Parabéns pelo Blog
ResponderExcluir