terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DESTINOS DE PALMEIRA: AS BELEZAS NATURAIS DE WITMARSUM

Que o A Colônia Witmarsum é conhecida no Paraná e no Brasil por suas características culturais todo mundo já sabia, mas poucos desconfiam das belezas naturais que esta localidade guarda. Em Witmarsum é possível encontrar sem maiores dificuldades formações geológicas como cavernas, fendas, estrias, escarpas e ainda belos rios e cachoeiras.
As estrias glaciárias podem ser encontradas a poucos metros da Cooperativa Witmarsum, ao lado da estrada. Partindo do centro do município de Palmeira o acesso pode ser feito pela BR 277, sentido Curitiba, sendo 22 km até a entrada da Colônia e mais 7 km até a área central da Colônia.  No local é possível verificar as estrias glaciárias, sulcos e cristas, impressos na rocha naquele local que foram formadas pelo movimento de enormes massas de gelo chamadas de geleiras (como hoje existem na Antártida) que aqui existiram durante a glaciação Permo-Carbonífera, há 300 milhões de anos atrás. Segundo a Mineropar, “a rocha na qual estão impressas as estrias é um arenito da Formação Furnas, uma das unidades da Bacia do Paraná, formada em ambiente marinho costeiro, durante o período devoniano a 400 milhões de anos”. A atrativo, localizado ao ar livre é bastante visitado por estudantes de geologia, geografia e outros acadêmicos e visitantes. Todavia para os leigos existe no local um painel explicando de maneira didática todo o processo de formação destas estrias. O painel fornece informações em inglês e português.
Outro atrativo registrado em Witmarsum ainda relacionado a formações geológicas se refere as “fendas de Witmarsum”, localizada da Aldeia 3, a cerca de 6 km do centro da colônia. O local para os amantes de esportes radicais ligados a escalada, rapel e outros.
A fenda em questão possui cerca de 40 metros de altura e 1 quilometro de comprimento, sendo que a sua largura pode variar entre alguns metros e estreitando-se até cerca de 15 centímetros em alguns locais. Haja vista a periculosidade do local, é indicada a visitação somente com guias que conheçam o local e se possível com equipamentos de segurança necessários para tal visitação. Para visitar o local torna-se necessário ainda contactar com o proprietário, o senhor Hartmut Kliwer pelo fone (42)3254-1261 para proceder o agendamento da visita. Uma formação semelhante, mas de menores dimensões encontra-se na propriedade de Heinz Ewert, mais conhecida como Bauerhauss e que além de tudo serve um maravilhoso café colonial, inclusive com produtos típicos da culinária alemã.   
E para aqueles que gostam de uma bela paisagem ou ainda de um bom banho de rio um dos atrativos é o Rio do Cinco que forma várias cachoeiras e quedas d’água mas que em virtude da atual seca perdeu grande parte de seu fluxo. Embora não seja um rio de grande profundidade os visitantes devem tomar cuidado para não escorregarem no limbo ou ainda caírem em algumas “panelas”, ou seja, depressões formadas pela ação da água no leito do rio. O acesso ao rio pode ser feito de duas formas uma através da BR 376, ficando a exatamente 7 quilômetros, sendo 1,8 destes percorridos por estrada asfaltada e mais 5 quilômetros por estrada de terra até a entrada que dá acesso ao rio. A entrada de acesso é de propriedade particular sendo necessário pedir autorização ao proprietário para entrar o visitante deve seguir a pé por pouco mais de 1 km. A partir da cidade o atrativo se localiza a 39 km, acesso que pode ser feito pela a BR 277 por 23 quilômetros, 9,6 km por estrada asfaltada e mais 5 quilômetros por estrada de terra até a entrada que dá acesso ao rio.
Maiores informações sobre estes e outros atrativos de Witmarsum podem ser adquiridas junto ao Centro de Informações Turísticas localizado na Rua Ernesto Geisel s/n, ou ainda pelo telefone (42)3254-1450.

Nenhum comentário:

Postar um comentário