terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

TURISMO: POTENCIALIDADE OU PRODUTO?

Assim como toda pessoa possui algumas potencialidades, as cidades possuem as suas, tendências que são constatadas através de sua caracterização produtiva, de sua mão-de-obra, sua localização geográfica, e outros fatores que incidem na sua identidade produtiva. Um município pode ter uma ou várias potencialidade.

A formação do município de Palmeira é marcada pelo Caminho das Tropas e mais tarde pela vinda de imigrantes europeus que fizeram a agropecuária prosperar significativamente introduzindo novas técnicas de cultivo e criação de animais.

Mas não foram apenas as atividades agropecuárias que prosperaram, afinal, nessa fusão de etnias entre negros, portugueses, alemães, poloneses, russos, franceses, italianos, e outros, viu-se nascer uma diversificada riqueza cultural materializada nas edificações, na gastronomia, usos e costumes e outros que resistem até hoje em nosso município, embora muitas vezes sejam desmerecidos e desapercebidos pelos seus habitantes.

A vocação agropecuária do município por sua vez, pode vir a contribuir para a consolidação da atividade turística, tornando-se uma alternativa de desenvolvimento aproveitando os recursos naturais e culturais, ainda preservados no meio rural e ao mesmo tempo contribuindo para diversificar a economia de pequenos proprietários rurais, e melhorando sua qualidade de vida. Fala-se em alternativa por se considerar que não é necessário o abandono das atividades agropecuárias em detrimento do turismo.

É inquestionável a existência de potencialidades turísticas latentes em nosso município. Todavia, a simples existência de uma potencialidade ou de uma vocação não é suficiente, havendo a necessidade de existência de um produto final capaz de ser comercializado. A passagem de um potencial turístico para um produto turístico pressupõe a existência de uma infra-estrutura de equipamentos e serviços que atendam as necessidades dos visitantes.

Para que esse produto seja comercializado torna-se necessário ainda, a existência de um mercado consumidor que no caso de Palmeira, pode ser representado pelos municípios vizinhos e principalmente pelos grandes centros urbanos como Curitiba, Ponta Grossa e outros, considerados como grandes centros emissores de turistas.

A transformação das potencialidades turísticas em um produto exige um esforço conjunto de toda a sociedade, para o planejamento e consolidação do turismo de maneira integrada e interdependente a cadeia produtiva local e regional, tornando-se assim um agente efetivo de melhoria das condições socioeconômicas da população local.

É pensando dessa forma, que ações desenvolvidas em prol do desenvolvimento turístico local estão procurando romper a barreira do discurso e tornar-se um agente efetivo na construção do município.

Luiz Fernando Roscoche

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