terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO TURISTICA

Um dos grandes problemas enfrentados no turismo brasileiro é sem dúvida a falta de sinalização e porque não dizer a ineficiente sinalização existente. A falta de sinalização pode provocar grandes transtornos aos turistas, prejudicando assim por sua vez a sua experiência no local. Prova deste problema é anualmente verificado nas pesquisas de demanda turística internacional realizada pela EMBRATUR. Segundo a pesquisa do ano de 2001 revela  alguns fatos interessantes sobre a percepção que os visitantes têm do Brasil. A segurança pública, por  exemplo, sempre citada como grave barreira ao desenvolvimento do turismo, figura em quarto lugar entre os pontos apresentados como negativos, ficando. A Sinalização Turística é alvo da maioria das críticas (15,7%) seguida pela Limpeza Pública (12,1%) e Comunicações (10,5%).  Ou seja, a sinalização mostra-se assim como um dos graves problemas a serem solucionados pelos governos, mesmo porque este é um fator imprescíndivel para a organização de uma cidade, póis acredita-se que não só turistas sejam beneficiados com tal serviço mas também a população local que necessita de algumas informações, como a sinalização, para começar a conhecer a sua própria cidade. Cabe resaltar que o perfil dos turistas modernos demonstram ser cada dia mais independentes, e procuram meios para que possam se mover livremente, sem que no entanto, seja necessário a presença de um guia, ou ainda, seja necesário  pedir informações ao municípes, pois estes  via- de –regra, não conhecem os atrativos turísticos do lugar onde vivem.        
A município da Lapa através de parcerias entre iniciativa privado a poder público realizaram a algum tempo a sinalização da cidade, utilizando um modelo de sinalização EMBRATUR, que busca afinizar-se com os modelos internacionais. Muitos municípios já tentaram desenvolver tipos alternativos de sinalização, por exemplo feitos de madeira rústica, ou então com algum tipo de letra especial, no entanto quando realizasse um tipo de sinlização muito exótico, corresse o risco de não se ter eficiência na transmissão das informações a que se pretende.     
Para muitos a sinalização pode parecer uma banalidade, mas para outros ela é condição indispensável para o deslocamento em um determinado lugar. E mesmo porque são destes “pequenos detalhes” que compõe a atividade turística.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário