terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SETOR DE HOSPEDAGEM DE PALMEIRA

Nesta semana, na cidade de Ponta Grossa, comemorou-se o incremento no setor da hotelaria com a abertura de mais dois hotéis. Mas o município de Palmeira também comemorou alguns resultados neste setor. Segundo pesquisa realizada através do Inventário Turístico, o município de Palmeira conta com 11 meios de hospedagem, sendo eles: 4 hotéis, 4 pousadas, 1 hospedaria, 1 retiro e um motel. O município hoje, tem  capacidade total de aproximadamente 500 leitos, sendo de 145 destes localizados da área urbana e 368 na área rural.  A Colônia Witmarsum possui uma significativa infra-estrutura hoteleira, uma vez que possui a Pousada Gastehaus Siebert, com cerca de 20 leitos e a Pousada Bed Breakfast, de propriedade da turismóloga Evelyn Daiane inaugurada recentemente. Um dos meios de hospedagem que chama a atenção na Colônia é o retiro denominado Leões de Judá, pode recepcionar 300 pessoas, em dois dormitórios coletivos e pode receber mais 44 pessoas em apartamentos. Durante a maior parte do ano, o local recebe a visita de excursões para retiros espirituais de diversas religiões e entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, disponibiliza 22 apartamentos duplos. O local possui quadras de futebol e voley de areia, cancha de bocha, churrasqueiras, uma piscina na área externa, além de um refeitório com capacidade para 400 pessoas, equipado com aparelho de TV e sala de espera.  Em uma das edificações há um complexo de lazer composto por sauna, academia, churrasqueiras e biblioteca e 1 piscina aquecida e banheira de hidromassagem. Registra-se ainda, uma sala de jogos e biblioteca, água aquecida, lavanderia, garagem, serviço bilíngüe e serviços médicos (quando da realização de retiros).
Já na área urbana do município, o incremento do setor de hospedagem mais recente ficou por conta da instalação da Pousada do Beco, constituída de 15 leitos. Ainda na área urbana temos o Clima Hotel com 50 leitos; o Hotel Portal das Palmeiras com 22 leitos; o Hotel Dallas com 14 leitos e  a Hospedaria São Domingos com cerca de 20 leitos. Próximo a BR 277 encontra-se o Bip Motel com 9 leitos e na localidade de Santa Bárbara a Pousada Verde Sossego com 12 leitos, porém, desativada  no  momento. 
Alguns empreendedores da localidade de Santa Bárbara, Witmarsum e até mesmo da área urbana de nosso município estão manifestando interesse em investir no setor de hospedagem.
Embora esse incremento quantitativo dos meios de hospedagem seja digno de comemoração, a busca pela qualidade dos serviços prestados merece maior atenção.
 Outra necessidade urgente deste setor é o levantamento de informações sobre a demanda, que por sua vez pode nortear políticas públicas e principalmente dar suporte ao planejamento e aprimoramento dos serviços de cada empreendimento. Tais dados  podem responder perguntas do tipo: “Quem são e quantos são os usuários?” “De onde vem, para onde vão e o que desejam?”.
É claro que o setor de hospedagem não se explica por si só, pois haja vista a característica sistêmica e interdependente do turismo tornando-se necessário que o setor se integre aos demais  da cadeira produtiva do turismo.
As situações aqui apresentadas corroboram com a Paraná Turismo, quando esta afirma que “apesar das dificuldades decorrentes da instabilidade econômica e da pouca qualificação profissional para o setor hoteleiro que o país vem atravessando nos últimos anos, o Paraná apresenta um contínuo crescimento em sua oferta hoteleira”.

Luiz Fernando Roscoche

Nenhum comentário:

Postar um comentário