Os fatores naturais, sem dúvida alguma, tiveram uma grande importância na historia de São João do Triunfo. Tanto isso é verdade que o município tráz em seu brasão de armas a figura do pinheiro o qual remete ao ciclo econômico da madeira e um ramo de erva-mate, outra importante ciclo econômico.
A hidrografia da região é outro fator relevante na história do município, com destaque para a navegação do Rio Iguaçu, considerado um dos fatores do desenvolvimento do município.
Além do Rio Iguaçu, há outros importantes rios como: o Rio da Vargem, Rio dos Patos, Rio Lajeadinho, Rio Água Branca e outros. Além de uma importante malha hidrográfica, o município conta ainda com inúmeras quedas d’água como a Cachoeira de Coxilhão do Meio onde é possível encontrar duas quedas d’água: uma de 10 e outra de 5 metros de altura. Ao lado da cachoeira é possível encontrar uma gruta de 1 metro de altura. Na mesma localidade, existe ainda a Cachoeira da Araucária (que dista 12 km do centro do município), que possui uma queda d’água de 25 metros de altura. Ainda na localidade Coxilhão do Meio (a apenas 8 km do município) é possível encontrar o Salto do Pinheiro de Pedra, com aproximadamente 15 metros de altura. O salto recebe esse nome por passar por baixo de uma formação rochosa que alguns acreditam se assemelhar a um pinheiro de pedra. Na localidade de Faxinal dos Seixas, encontramos a Cachoeira do Seixas (que dista 26 km da sede), com queda de cerca de 7 metros de altura. Na vegetação de entorno, é possível encontrar xaxins, taquara, guabiroba, pinheiro, pinus e outras espécies.
Para os banhistas que preferem águas mais plácidas a opção é se dirigir ao Rio do Baio, nas proximidades da Escola Argemiro Luiz de Lima.
Para os amantes de observação da flora e fauna o município conta com o Parque Municipal do Iguaçu, uma área com 46.700,00 m² localizada na Vila Palmira as margens do Rio Iguaçu.
Outro atrativo que mescla belezas naturais, religiosidade e patrimônio história é o Parque da Gruta, uma área de 62.713,50 m² e que foi tombada como patrimônio histórico, paisagístico, turístico e religioso de São João do Triunfo pela Lei 549/1990. Nessa área acontece uma das mais importantes festividades do município, a Festa da Nossa Senhora Conceição, que atrai em média cerca de 5 mil visitantes, oriundos de toda a região dos Campos Gerais, Curitiba e região metropolitana.
Embora as belezas naturais de São João do Triunfo não se esgotem nesse pequeno relato, é o bastante para instigar um passeio por essas terras. Talvez uma observação mais detalhada faça com que alguns trechos do hino do município ganhem maior sentido para turistas e visitantes. “Salve esta gleba gigante de belezas naturais. Nossos jovens triunfantes não contemplaram iguais” [..] Salve as verdes florestas, cor da esperança da terra. Pássaros cantam em festa, na alvorada da nascente se encerra”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa tarde! Por favor, estou fazendo uma pesquisa e não consigo encontrar informações sobre o Parque Municipal Iguaçu de São João do Triunfo...pode de me dizer qual a fonte utilizada? É uma unidade de conservação? Desde já agradeço
ResponderExcluirSaudações.
ResponderExcluirOutras informações sobre essa área estão disponíveis no Inventario Turístico (2003). Tal levantamento foi realizado através da Universidade Estadual de Ponta Grossa em um projeto do qual fiz parte com outros pesquisadores.
A referência bibliográfica é a seguinte:
SAHR, C. L. L.; IEGELSKI, F. ; FOLMANN, A. C. ; ULLER, A. S. ; ; LUZ, C. E. ; MACHINSKI, F. ; HASS, I. ; KRUNN, K. ; SARTORI, L. A. ; ROSCOCHE, L. F. . Inventario Turistico de São João do Triunfo. 2003
bom dia professor Luiz, aonde eu encontro esse Inventário turístico de São João do Triunfo?
ResponderExcluir